domingo, 29 de janeiro de 2017

História da Moda: Anos 40

mulheres na década de 40
mulheres na década de 40
A Segunda Guerra Mundial acabou por limitar a quantidade de tecidos que podiam ser vendidos, pois muitos deles eram destinados à fabricação de artigos de guerra como uniforme para os soldados e paraquedas. A escassez fez com que a silhueta feminina fosse masculinizada, inspirada no estilo militar. Foi comum o uso de duas peças feitas de tecidos simples. Saias justas e casacos com bolsos e golas coloridos ajudaram a dar graça aos trajes da época. Calças e macacões foram muito usados por elas, principalmente para trabalhar.
Mulher usando calça nos anos 40Mulher usando macacão nos anos 40
A falta de cabeleireiros fez com que mulheres começassem a investir no uso de turbantes, lenços e redes no cabelo, além dos sempre presentes chapéus. E as meias de nylon, queridinhas na época, foram substituídas por riscos na perna que imitavam costura. 
Rede no cabelo, anos 40Meia calça desenhada, anos 40

Nos sapatos, a plataforma reinou e as bolsas eram geralmente penduradas no ombro, para facilitar o transporte com bicicleta.
O fim da guerra em 1945 trouxe o "pronto para vestir" com a produção de roupas em escala industrial de diferentes tecidos e tamanhos, afetando a Alta Costura. Quando as consequências da guerra começaram a sumir, Paris conseguiu se reerguer. Surgiu a exposição Le Théâtre de La Mode que viajou o mundo, divulgando as coleções de marcas como Balenciaga, Balmain, Dior e Givenchy.

Foi aí também que apareceu o biquíni, criado por Louis Réard, batizado com esse nome por causa do bombardeio atômico na ilha de Bikini, no Pacífico. 
Biquíni, criação de Louis Réard
Biquíni, criação de Louis Réard

Data de 1947 o famoso New Look, criado por Christian Dior para resgatar a feminilidade da mulher. Caracterizava-se por saia rodada, cintura marcada, ombros e seios naturais, luvas e sapatos de salto alto. 
New Look criado por Dior
New Look criado por Dior
Para os homens, as calças eram largas e de cintura alta, usadas com longos paletós, chamadas de ternos zoot. Por causa da escassez de tecido, os coletes pararam de ser usados. Suéteres eram vestidos por cima de camisas com colarinho para fora e gravatas para dentro.
Terno zootsuéter por cima de camisas

Veja mais posts sobre a História da Moda:
  1. História da Moda: Pré História
  2. História da Moda - ANTIGUIDADE (egípcios, assírios, babilônios e persas)
  3. História da Moda - ANTIGUIDADE CLÁSSICA (Creta, Grécia e Roma)
  4. História da Moda - IDADE MÉDIA
  5. História da Moda: IDADE MODERNA
  6. História da Moda: IDADE CONTEMPORÂNEA
  7. História da Moda: SÉCULO XX – 1900 e anos 10
  8. História da Moda: Anos 20
  9. História da Moda: Anos 30
  10. História da Moda: Anos 50
  11. História da Moda: Théâtre de La Mode
  12. História da Moda: trajes gaúchos
historia da moda anos 40

Nenhum comentário:

Postar um comentário